Nada melhor do que ser criança e poder descobrir o mundo ao seu redor. Tudo é novo. Movimentos, lugares, texturas e sons. Por isso a importância de estimulá-las desde cedo com atividades lúdicas que complementam o desenvolvimento motor e psicológico. O Ballet é uma ótima opção para as crianças a partir de 2 anos e meio.

Isso porque trabalha a flexibilidade, equilíbrio, resistência corporal, reflexos, coordenação motora e a descoberta das extensões do seu corpo. Além das questões motoras, a prática da dança ajuda a garantir musicalidade, noções de responsabilidade e senso crítico aguçado.

Alguns estudos apontam que a concentração exigida nas aulas de Ballet Clássico ajuda a ampliar a capacidade intelectual e a memória.

Unir a energia extra da infância com o Ballet como uma atividade artística extra traz benefícios que a criança leva por toda a sua vida. Aprende a trabalhar individualmente e também em conjunto, sempre buscando o melhor. E ainda poder conviver com novos amiguinhos.

É nessa fase também que os principais conceitos do Ballet são ensinados como a postura, o posicionamento do pé e o ritmo. De acordo com Denise, com o passar dos anos, a criança passa a entender a importância da técnica, da música e da atuação nos movimentos e, principalmente, da disciplina.

Formamos adultos criativos artisticamente preparados para lidar com as exigências da nossa sociedade. Eles entendem que nada pode ser feito sem a dedicação e empenho. No geral, dançar ótimo para o desenvolvimento físico e emocional.

BENEFÍCIOS DO BALLET

O ballet, além de ser uma arte, é um exercício que conta com múltiplos e positivos benefícios, tanto físicos como psíquicos para as crianças.

Veja algumas das muitas vantagens a nível físico:

- A dança estimula a circulação sanguínea e o sistema respiratório.

- Favorece a eliminação de gorduras.

- Contribui para corrigir más posturas.

- Ajuda a ganhar elasticidade.

- Exercita a coordenação, a agilidade de movimentos e o equilíbrio.

- Colabora no desenvolvimento muscular e forma da coluna.

- Ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, da agilidade e coordenação dos movimentos.

- Permite melhorar o equilíbrio e os reflexos.

- Pode ajudar a corrigir problemas como o “pé plano”. No ballet, a posição que o pé adota durante as aulas na maior parte do tempo, é estirado para frente, fazendo com que pouco a pouco se corrija o defeito.

- É uma boa técnica para combater a obesidade infantil e o colesterol.

- Desenvolve a expressão corporal, a atenção e a memória.

Mas se os benefícios físicos do ballet são numerosos e variados, a nível psíquico é ainda mais positivo:

- O ballet é um exercício rígido, que exige e ensina disciplina tanto física como mental, ajudando no desenvolvimento da personalidade das crianças.

- Desenvolve a sensibilidade dos pequenos, permitindo que fluam seus sentimentos com total liberdade.

- Ajuda na socialização das crianças mais tímidas e a superar essa timidez.

- Relaxa e libera adrenalina.

- Melhora a autoestima e reduz sintomas de stress ou ansiedade aumentando a confiança da criança em si mesma.

Observação

  • A aula tem duração de uma hora e são ministradas pela professora ELOISE LOURENÇO.
  • A inscrição no curso é opcional. Irmãos tem desconto.

Twitter

Facebook

Instagram

Onde Estamos