Ainda que o judô seja visto como um esporte de luta, esse esporte é muito mais que isso.

É um esporte de contato sim, mas também é um exercício muito educativo para o desenvolvimento físico e psíquico das crianças com finalidade ética e filosófica muito positiva. Qualificado pela UNESCO como um dos melhores esportes que os meninos e meninas podem praticar, essa disciplina olímpica supera noções de combate de corpo a corpo e ajuda no autoconhecimento.

Para as crianças é uma das atividades mais divertidas que podem praticar e para os pais um dos esportes mais saudáveis para o seu filho.

O que é o judô

O judô é um esporte de contato originário do Japão. Foi fundado em 1882 pelo professor Jigoro Kano com o objetivo de criar um sistema educativo e não simplesmente ensinar uma série de técnicas de autodefesa. O objetivo que se ensina nessa arte marcial é derrubar o oponente quando se luta de pé e de controlar e imobilizar seu corpo quando se luta no solo.

Os judocas utilizam uma série de técnicas e táticas para conseguir derrotar seu oponente. Além disso, as capacidades físicas e mentais que permite desenvolver faz com que o judô seja um dos estilos de luta competitiva mais praticada na atualidade.

Quando e como as crianças podem praticar o judô

Inicialmente as crianças devem praticar o judô como uma brincadeira e não uma competição. As competições virão em decorrência do desenvolvimento físico e das habilidades da criança no esporte. A prática do judô deve ser em qualquer centro ou clube esportivo preparado para isso. É necessário que haja um superfície sem colunas coberta de Tatami (conjunto de colchonetes de espuma prensada), que permite amortecer o contato da criança contra o solo. Assim poderão praticar o judô sem medo das quedas.

A vestimenta dos judocas se chama de Kimono, que pode ser branco ou azul. A cor da faixa que prende o roupão pode ser de várias cores, dependendo do nível que a criança vai alcançando. É importante que a faixa do professor do seu filho seja preta e que também tenha recebido uma formação como professor e ter recebido os títulos de ensino exigidos pela Federação Brasileira de Judô

A prática do judô para cada idade

O judô para crianças entre 4 e 7 anos é caracterizado principalmente com exercícios que as ensinam a dominar seu corpo, conhecer suas capacidades e possibilidades para se deslocarem, saltar, correr, como cair no chão, etc. Com exercícios fáceis de psicomotricidade, as crianças irão tendo confiança em si mesmas.

Entre os 7 e 10 anos, esses exercícios simples de psicomotricidade começam a ser combinados com as técnicas mais simples do judô. A criança começará a aprender a respeitar seus companheiros e seu professor, e cada vez mais terá que se esforçar para se superarem e evoluírem. A mudança de cor de faixa será um incentivo e uma premiação para o esforço de cada criança.

Ordem das cores das faixas: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

A partir dos 10 anos as crianças já poderão desenvolver técnicas desportivas do judô. Paralelamente, terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em competições. O companheirismo e o trabalho em equipe são valores ensinados pelo judô.

Observação

  • A aula tem duração de uma hora e são ministradas pelo professor FRANCISCO ARROIO.
  • A inscrição no curso é opcional. Irmãos tem desconto.

Twitter

Facebook

Instagram

Onde Estamos