Quando a criança ingressa na vida escolar, a partir da Educação Infantil, um ambiente familiar e acolhedor é oferecido possibilitando que cresça conduzida pelos princípios de solidariedade e amor.

Dirigimos nosso trabalho de forma que o aluno construa seu aprendizado através de experiências vivenciadas em seu dia a dia, onde se aprende, fazendo.

Que brinque e exercite a interação, a independência e a autonomia, construindo vínculos e respeitando as diferenças. Que valorize a si e aos outros, compreendendo o seu corpo, bem como a própria relação com o tempo e o espaço. Que aprecie a música; inicie o exercício das práticas da leitura e da escrita, da contagem e da escrita numérica; conheça os objetos, os seres vivos e suas transformações, assim como a natureza e seus fenômenos.

Que seja feliz, amada e bem cuidada. Assim estará preparada para os desafios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

Os estudos do meio são utilizados como recursos pedagógicos, pois através deles abrimos as portas da escola para o mundo.

O aprender ganha novo significado quando os conteúdos trabalhados em sala de aula são enriquecidos com observações e comentários que os alunos fazem em ambientes fora da escola, como Aquário, Zoológico, Jardim Botânico, Supermercados, Teatro, Cidade do Livro, passeios pelo próprio bairro, entre outros.

É muito importante a participação de todos, pois esses “passeios” são sempre relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, proporcionando ampliação do conhecimento através das vivências educativas.

Isso ajuda os pequenos a fazerem grandes descobertas.

A FAMÍLIA E A ESCOLA

A Educação Infantil tornou-se um importante apoio para os pais. Tem sido cada vez mais procurado e valorizado o convívio das crianças em uma escola especializada.

Podemos dizer que a família é o primeiro “ensinante”, pois são os pais que transmitem os valores com os quais desejam formar o filho para a vida. À escola cabe ampliar as ações que se iniciaram na família.

Na primeira infância, a aprendizagem e o desenvolvimento estão ligados aos vínculos afetivos e emocionais que lhe dão segurança. Por isso, é fundamental uma boa parceria entre a família e a escola, onde confiança e respeito mútuos são essenciais.

ETAPAS DA VIDA EDUCACIONAL

• Maternal I (a partir de 2 anos)
• Maternal II (a partir de 3 anos)
• Pré escola I (a partir de 4 anos)
• Pré escolar II ( a partir de 5 anos)

Todas as crianças que completam 6 anos depois de 31 de março do ano da matrícula, devem permanecer na educação infantil, conforme consta na Resolução CNE/CEB nº7/2010.

ADAPTAÇÃO É COISA SÉRIA

Compartilhar o ambiente familiar com o ir à escola pela primeira vez nem sempre é fácil. É um desafio para a família, o colégio e a própria criança. Para que esse novo momento na vida dos pequeninos seja o mais tranquilo possível, colocamos em prática um planejamento especial para a adaptação.

De forma gradativa, conforme ocorre a ambientação ao colégio, aumenta-se o período de permanência, sendo que o processo depende de cada criança, das vivências que já experimentou e de suas relações familiares.

Promovemos a interação que possibilite a exploração e a descoberta, com brincadeiras, momentos de histórias contadas, passeio pelos ambientes da escola e atividades lúdicas.

A adaptação cuidadosa é garantia de permanência e tranquilidade na vida escolar que se inicia; afinal, este ambiente fará parte da sua vida por muitos anos.

HORÁRIO DAS AULAS

MANHÃ
Entrada 08:00h Saída 12:00h

TARDE
Entrada 13:00h Saída 17:00h

APOIO AO ALUNO

Além do material gráfico, o apoio ao desenvolvimento cognitivo do aluno é realizado através do trabalho com jogos recreativos, brincadeiras de roda, expressão corporal, atividades físicas, dramatização, brincadeiras ao ar livre, recreação em ambientes fechados, aulas de artes, estímulo à oralidade com teatros e mímicas, exposições culturais, passeios, criatividade, musicalização, entre outras.

A afetividade é um fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional da criança.

Nas relações afetivas com seu professor e seus amigos, o aluno adquire todas as condições necessárias para se sentir seguro e protegido e assim terá um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar.

INCENTIVO À LEITURA "PROJETO: NA ONDA DA LEITURA..."

A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver práticas que serão seguidas futuramente, por isso consideramos essencial estimular as crianças a gostar de ouvir e ler desde bem pequenas.

Desenvolvemos com os alunos da Educação Infantil o projeto literário "Na onda da Leitura...", porque entendemos que a contação de histórias é um dos meios valiosos para o desenvolvimento das práticas educativas com crianças pequenas. Alguns dos objetivos pretendidos com o projeto literário são: estimular a criatividade; a imaginação; desenvolver a linguagem oral; escrita e visual. Incentivar o prazer pela leitura promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo.

A partir do projeto, criamos situações nas quais os alunos possam atuar como “leitores”. Aproximamos as crianças de diferentes gêneros literários e abrimos espaços para que demonstrem suas impressões verbalizando, discutindo e ilustrando.

Com as histórias elas se emocionam, sorriem e descobrem um mundo totalmente novo, viajando na imaginação com as personagens ou simplesmente vendo as figuras, quando ainda não conhecem as letras.

AVALIAÇÃO

A avaliação abrange todos os aspectos do desenvolvimento da criança. É um momento de observação e reflexão.

Fazem parte deste processo os trabalhos individuais e em grupo, a participação em aulas e o cumprimento das tarefas solicitadas.

No final de cada semestre, os pais receberão um relatório, cuidadosamente elaborado pelas professoras e equipe pedagógica. Haverá um espaço reservado para os pais/responsáveis registrarem suas sugestões, observações ou algo relevante, visando ao aprimoramento do nosso trabalho. É fundamental a participação de todos.

Os relatórios das aulas extracurriculares têm como objetivo apresentar o conteúdo desenvolvido com o grupo, já o desenvolvimento individual do aluno será abordado particularmente, quando necessário.

NOSSOS PROFESSORES

Os professores polivalentes acompanham os alunos no dia a dia do trabalho escolar, são experientes e com sólida formação para o trabalho na Educação Infantil. Outros professores, especialistas em diversas áreas, também participam do aprendizado na escola ministrando aulas de Educação Física, Artes, Música, Inglês, favorecendo um desenvolvimento completo das crianças.

BRINCAR É APRENDER

Brincar é uma importante forma de comunicação, e é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem, facilitando a construção do pensamento, da autonomia e da criatividade.

Através das brincadeiras, as crianças aprendem a compartilhar os brinquedos, o espaço e aprendem também a conviver de forma harmoniosa com os amigos em ambientes de integração e diversão como os parques, jardins e brinquedotecas.

NOSSOS PROJETOS

Os Projetos são desenvolvidos em todas as turmas de Educação Infantil. Os temas são definidos pela escola a partir do currículo. Os Projetos são uma forma dinâmica e permitem que os alunos participem das pesquisas ativamente. Estimulam também a capacidade criativa, pois as crianças têm uma diversidade grande de fontes de informação.

Twitter

Facebook

Instagram

Onde Estamos