O Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) objetiva desenvolver no aluno a autonomia nos estudos, possibilitando-lhe a resolução de problemas. Nessa etapa, a criança constrói seu próprio conhecimento, orientada pelo educador, que a ajuda a familiarizar-se com novos conceitos, a desenvolver habilidades e a refletir sobre atitudes.

Nossa proposta pedagógica procura valorizar a habilidade de aprender; incentiva a autonomia, a participação e o interesse pelo conhecimento. Nossos alunos desenvolvem o hábito de estudo e tarefa diária, incorporando, desde cedo, disciplina e responsabilidade, assim como o gosto pelo conhecimento, aliado aos conceitos.

Para os alunos que iniciam esse período, a escola oferece novos aspectos com relação à organização da rotina: lição de casa, leitura de jornais e revistas e biblioteca nas salas de aula.

Os conteúdos são trabalhados através de atividades permanentes e projetos didáticos. Nas diferentes áreas de trabalho, faz uso de uma grande diversidade de fontes de informação (livros didáticos e paradidáticos, internet, entre outros), que auxiliam o aluno na construção e sistematização do conhecimento.

ETAPAS DA VIDA EDUCACIONAL

• 1º ao 5º ano

Somente deverão ser matriculadas no primeiro ano as crianças com 6 anos completos até o dia 31 de março. Aquelas que fizerem 6 anos após essa data deverão ser matriculadas na pré-escola, conforme consta na Resolução CNE/CEB nº7/2010.

A FAMÍLIA E A ESCOLA

As famílias são importantes aliadas na consolidação de nossa proposta pedagógica. Elas possuem atuação efetiva no trabalho realizado junto aos alunos, e sua participação é essencial para uma educação inspirada no exemplo e no resgate de valores.

O relacionamento existente entre a família e a escola é muito próximo e especial, tem uma base bastante sólida e se constitui em fator importante para a boa educação.

Temos como missão a preparação para a vida, ajudando os pais no processo de conduzir corretamente a completa educação. Nossa colaboração está sempre muito presente, é cordial e cuidadosa. Contamos com o apoio recíproco da família.

A união de esforços de todos que educam fortalece metas e estratégias para a boa formação global da criança.

HORÁRIO DAS AULAS

MANHÃ
Entrada 08:00h Saída 12:00h

TARDE
Entrada 13:00h Saída 17:00h

APOIO AO ALUNO

Um dos grandes desafios da escola é despertar no aluno o gosto e interesse pelos conteúdos ministrados em sala de aula. Ao entrar em contato com experiências reais, o aluno tem mais facilidade de ver a lógica do “por que preciso aprender?”; consequentemente, descobre, na escola, um grande laboratório do que acontece no mundo, concluindo que todo o aprendizado escolar se aplica no seu cotidiano e na sua vida.

Passeios e visitas a museus, cidades históricas, zoológico e exposições, são alguns dos exemplos de atividades consideradas como uma extensão da sala de aula. A isso chamamos de ESTUDO DO MEIO, onde, pela vivência, são colocados em prática os conceitos aprendidos em classe.

NOSSOS PROFESSORES

Sabemos que o bom professor causa um impacto decisivo na vida de um aluno, e isso, vai muito além das notas e atravessa a fronteira da sala de aula.

A experiência nos mostra que a qualidade do trabalho desenvolvido pelo professor interfere diretamente no futuro profissional do aluno, portanto, um professor bom ou ruim pode mudar o futuro de uma criança.

Um sistema educacional de qualidade resulta em benefícios para toda a sociedade.

Atento a essas questões, o Colégio CECC não abre mão de uma equipe de educadores formada por profissionais experientes, dinâmicos e transformadores, que buscam o aperfeiçoamento constante da prática pedagógica para atingir seu principal objetivo: a formação pessoal e social do aluno.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OPTATIVAS

Judô, capoeira, ballet, expressão corporal e arte são algumas das atividades extracurriculares oferecidas aos nossos alunos.

Nos esportes nosso propósito é proporcionar aos alunos o desenvolvimento físico-motor, desenvolvimento do espírito de equipe, de disciplina e respeito a regras, além de proporcionar momentos de lazer com atividades saudáveis. Através das artes, estimulamos a criatividade e a sensibilidade artística.

NOSSOS PROJETOS

Os Projetos são desenvolvidos em todas as turmas do 1º Ano ao 5º Ano. Os temas são definidos pela escola a partir do currículo. Os Projetos são uma forma dinâmica e permitem que os alunos participem das pesquisas ativamente. Estimulam também a capacidade criativa, pois as crianças têm uma diversidade grande de fontes de informação.

AULAS DE CAMPO

Despertar o interesse dos alunos e propiciar a contextualização do conhecimento. Esse é o objetivo das aulas de campo que são programadas para todo o ano letivo. O colégio oferece uma série de oportunidades para as crianças complementarem o que é ensinado em sala.

PROPOSTA CECC DE TRABALHO

Visamos à formação educacional, moral e social de nossos alunos, buscando o desenvolvimento global !

Dirigimos nosso trabalho de forma que o aluno construa seu aprendizado através de experiências vivenciadas em seu dia a dia, nas quais se aprende, fazendo.

Um ambiente familiar e acolhedor é oferecido aos alunos, possibilitando que cresçam norteados pelos princípios de solidariedade, altruísmo e amor.

Além das disciplinas tradicionais, oferecemos aos nossos alunos aulas que contemplam a parte diversificada do currículo, atividades artísticas, sociais e esportivas.

ESTUDO DO MEIO

Um dos grandes desafios da escola é despertar no aluno o gosto e interesse pelos conteúdos ministrados em sala de aula. Ao entrar em contato com experiências reais, o aluno tem mais facilidade de ver a lógica do “por que preciso aprender?”; consequentemente, descobre, na escola, um grande laboratório do que acontece no mundo, concluindo que todo o aprendizado escolar se aplica no seu cotidiano e na sua vida.

Passeios e visitas a museus, cidades históricas, zoológico e exposições, são alguns dos exemplos de atividades consideradas como uma extensão da sala de aula. A isso chamamos de ESTUDO DO MEIO, onde, pela vivência, são colocados em prática os conceitos aprendidos em classe.

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DO ESTUDO E AVALIAÇÃO

A avaliação é feita de forma contínua, levando-se em consideração todo o trabalho desenvolvido e os resultados apurados a cada bimestre.

Ao final de cada Unidade Letiva (bimestre), obtém-se uma média por matéria, a partir da verificação dos objetivos atingidos.

Adotamos o estímulo para os alunos que apresentam uma melhoria das notas nas provas em relação ao bimestre anterior. Esta é uma das formas de valorizar os alunos que tem hábitos de estudos contínuos.

Twitter

Facebook

Instagram

Onde Estamos